Reciprocidade: como adquirir essa característica na vida pessoal e profissional

Quando o assunto é relacionar-se com pessoas, é comum ficar inseguro. Afinal de contas, nem todo mundo se considera sociável o bastante para fazer amigos. No entanto, uma das melhores e maiores características de quem se relaciona bem é a reciprocidade.


Essa pequena palavra carrega consigo um grande significado. Ser recíproco é oferecer o que recebe na mesma quantidade e proporção, equilibrando a relação e expectativas.


Tanto na vida pessoal quanto profissional, essa habilidade é de extrema importância. Todos os dias temos que lidar com diferentes pessoas, seja no ambiente profissional, na faculdade ou em casa.


Quando as ideias não batem e os pontos de vista são completamente diferentes, é comum ficar sem saber o que fazer. Neste momento, a empatia e reciprocidade podem ajudar a nivelar a situação.


Neste artigo falaremos sobre o que é reciprocidade, como se tornar alguém recíproco, as vantagens dessa qualidade e frases sobre esse assunto. Continue a leitura e confira!


O que é reciprocidade


A reciprocidade é uma característica que representa a oportunidade de construir relacionamentos saudáveis, tanto no ambiente de trabalho, familiar ou em envolvimentos amorosos. Ser recíproco significa dar ao outro exatamente o que se recebe.


Ela é uma qualidade de grande importância na sociedade. Já que a forma como nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor interferem diretamente nas normas sociais.


Reciprocidade significado


Olhando do ponto de vista semântico, reciprocidade é uma palavra do substantivo feminino que significa mutualidade. A reciprocidade é a habilidade de dar e receber em igual proporção.


Um exemplo de reciprocidade é ser educado com quem nos oferece educação, carinhoso com quem nos dá carinho e atencioso aqueles que nos dão atenção. É não ultrapassar seus limites para presentear o outro, mas saber receber o afeto e devolver em sintonia para aqueles que nos oferecem seu melhor.


O que é falta de reciprocidade?


A falta de reciprocidade pode ser um grande componente para corroer relacionamentos, já que ela significa que alguém está se esforçando demais enquanto o outro, entrega de menos.


Em geral, uma pessoa não recíproca não se esforça para devolver todo o afeto, atenção e importância que lhe foi oferecido, gerando uma grande expectativa no outro sem conseguir suprir.


A falta de reciprocidade deve ser resolvida nos relacionamentos para que estes não se sobrecarreguem com o tempo. Além disso, aprender a se tornar alguém recíproco é uma grande artimanha para se relacionar bem com os demais, seja onde for.


Benefícios em ser recíproco


A reciprocidade não é somente uma forma de conseguir fazer amigos e se relacionar com as pessoas ao seu redor. Ela também é considerada um dos principais componentes para manter uma relação conjugal saudável.


Além de oferecer diversos benefícios para aqueles que aprendem a adquirir essa qualidade em suas personalidades e usar desse recurso no dia a dia. Entenda melhor a seguir!


Ajuda a construir relacionamentos harmoniosos


Um dos grandes benefícios da reciprocidade é a oportunidade de construir relacionamentos harmoniosos. A harmonia nas relações é um dos principais fatores para seu sucesso e durabilidade.


Ao ser uma pessoa recíproca, me sinto propenso a ser generoso com quem é generoso comigo, educado com quem me oferece educação e leal para os amigos que me provam de sua lealdade.


Promove uma sociedade mais justa


É quase impossível pensar em reciprocidade e não pensar em justiça. Afinal de contas, tem algo mais justo do que entregar ao outro exatamente aquilo que ele me entrega?


A pessoa recíproca automaticamente oferece o seu melhor para o mundo e espera que os demais a retribuam na mesma proporção. Se cada um puder oferecer ao outro o seu melhor e receber exatamente o que ofereceu, a sociedade em si, pode se tornar mais justa e coerente.


Pode melhorar o relacionamento familiar


Quem nunca enfrentou um desentendimento familiar? A verdade é que nossa família exerce um papel muito importante em nossa auto estima, ao valor que damos ao outro e nosso bem-estar.


Decerto que alguns desafetos podem ser irreconciliáveis, mas quantas coisas não poderiam ser melhoradas com o simples ato de dar e receber com reciprocidade no círculo familiar?


Fortalece os laços de amizades


Tanto nas amizades como nos relacionamentos amorosos, seja namoro ou casamento, a reciprocidade pode ser um componente de destaque para sua durabilidade.


Nada pode ser mais desgastante em uma relação do que se esforçar demais para suprir a falta de esforço do outro lado. Assim, agir em conjunto e equilibrar a balança é a maneira mais saudável de construir relações.


Impõe limites em relacionamentos amorosos


Atualmente, muito se fala em relacionamentos tóxicos e abusivos. Pode-se dizer que muita coisa começa a dar errado na falta de reciprocidade e na ausência de limites.


Para que uma relação seja saudável, é importante reconhecer quais os valores que são inegociáveis e saber oferecer ao outro exatamente aquilo que ele está disposto a lhe entregar. Isso se refere a tempo, atenção, prioridade, afeto e muito mais.


Aumenta a auto estima


Nos sentimos bem melhores quando temos com quem contar, mas nos sentimos ainda mais incríveis quando podemos dar suporte para alguém. Por isso, a reciprocidade pode ser um ativo poderoso para a auto estima.


Além disso, também ficamos mais animados ao perceber que as relações que construímos são verdadeiras e nos entregam nosso esforço na mesma medida, não sobrecarregando nenhum dos lados.


Vantagens da reciprocidade na vida profissional





Não é somente na vida pessoal que precisamos ser recíprocos, mas na vida profissional também. Afinal de contas, no mundo corporativo, raramente se obtém sucesso sozinho.


Para isso, frequentemente precisamos do apoio de nossos colegas e gestores, onde se torna bem mais fácil quando conseguimos construir bons relacionamentos interpessoais, repletos de respeito e reciprocidade.


Dentre as principais vantagens da reciprocidade para a vida profissional, podemos destacar:


  • melhora no relacionamento interpessoal;

  • oportunidade de criar laços duradouros com colegas de trabalho;

  • ter apoio dos parceiros de equipe;

  • se empenhar em ajudar o próximo, o que auxilia na construção de networking;

  • melhora da auto estima no ambiente de trabalho. Ficamos bem mais felizes com nosso desempenho quando compartilhado;

  • a reciprocidade também pode aumentar as chances de uma posição em cargo de liderança, já que se trata de uma habilidade bastante requisitada;

  • serve como estímulo para o trabalho em equipe e cooperação;

  • cria um ambiente de confiança e proatividade na equipe.


Por isso, a reciprocidade tem seu papel fundamental no ambiente profissional, sabendo exatamente onde e como se colocar à disposição, construindo uma boa convivência com os demais.


É claro que, para ser verdadeiramente benéfica, a reciprocidade deve ser sincera. O desejo egoísta em ser útil somente para garantir o próprio destaque pode acabar gerando impasses nos relacionamentos interpessoais, prejudicando o indivíduo e os demais.


Confira 10 frases de reciprocidade!


Quando falamos em reciprocidade, é impossível não pensar em maneiras para expressar a importância dessa habilidade. O mundo seria inegavelmente melhor habitado por pessoas recíprocas.


Por isso, aqui está uma seleção de 10 frases de reciprocidade, sobre o ato de ser recíproco e sobre a importância dessa pequena palavra que carrega consigo um gesto enorme.


  1. A igualdade é o vínculo mais sólido do amor.” (Gotthold Lessing);

  2. “A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro.” (Platão);

  3. “Meu coração está de mudança para a reciprocidade: é um lugar mais tranquilo com poucos habitantes.” (Zack Magiezi);

  4. “A melhor cura para o amor é ainda aquele remédio eterno: amor retribuído.” (Friedrich Nietzsche);

  5. “Reciprocidade. É isso que faz as coisas darem certo. Na atenção, no carinho, na lembrança, no amor.” (Daniela Dourado);

  6. “Se alguém fizer você feliz, revide!” (Autor desconhecido);

  7. “Hoje em dia nos falta reciprocidade no amor e resiliência na dor.” (Ralfy Furtado);

  8. Se não houver reciprocidade, pratique o desapego. (Gabriella Amaresco);

  9. A amizade surge de uma empatia, mas sobrevive de reciprocidade. (Ataíde Lemos);

  10. Ninguém merece viver no deserto da falta de reciprocidade. Ao primeiro sinal de desinteresse, desapegue, a pior forma de matar um amor é pelo cansaço! (Milton Mota).


Elas são perfeitas para colocar no status das redes sociais ou mandar para uma pessoa especial. ;)


E, quem sabe, até dar aquele toque naquelas pessoas tão queridas, mas que tem deixado a reciprocidade de lado em nossas relações.


Considerações finais sobre reciprocidade


Como vimos, a reciprocidade vai muito além do que a semântica sugere. Assim como tantas outras palavras, seu significado tem um peso enorme, sobretudo, quando se refere a relacionamentos.


Lidar com outras pessoas pode ser uma tarefa difícil. Afinal de contas, é aprender a compreender e respeitar alguém com uma criação, vivência, crenças e personalidade diferentes da sua.


No entanto, o mundo seria um tédio sem que pudéssemos conhecer indivíduos tão distintos e com tanto a nos ensinar. É justamente naqueles relacionamentos mais impensáveis onde mais crescemos.


E você? Gostou de saber um pouco mais sobre reciprocidade? Então não deixe de compartilhar com seus amigos, em prol de um mundo mais justo, de entregas mútuas e verdadeiras.


Além disso, confira abaixo outros conteúdos que podem te interessar:



7 visualizações0 comentário