Mindset: o que é, significado e como desenvolver um de sucesso! Guia completo

Atualizado: 16 de mar.

Mindset é um termo que está se tornando cada vez mais popular, principalmente no meio do empreendedorismo, já que se trata de um assunto capaz de transformar os resultados em todos os âmbitos de sua vida.


Ao se aprofundar mais sobre o que é mindset você passará a enxergar com maior clareza quais pensamentos, comportamentos e atitudes estão impedindo o seu crescimento, tanto na área profissional quanto pessoal.


Já que essa palavra tem como significado “configuração da mente”, ela é usada para descrever as diferentes mentalidades de uma pessoa, e como elas influenciam diretamente em nossas ações.


Porém, vale destacar que o mindset é mutável, ou seja, mesmo que essa configuração da mente seja determinante para sua visão de mundo, você consegue alterá-lo de acordo com seus objetivos e metas de vida.


Em outras palavras, o seu tipo de mindset pode influenciar as suas decisões e resultados.


Por isso é comum ouvir por aí sobre “mudar o mindset”, pois essa é uma habilidade que pode ser treinada, adaptando os pensamentos e ações de determinado indivíduo de acordo com o contexto.


Para entender o assunto de uma vez por todas e descobrir como desenvolver um mindset vencedor, continue a leitura até o final, visto que visto que te explicaremos ao longo do artigo:


  • o que é mindset;

  • mindset significado;

  • qual a importância do mindset;

  • quais são os tipos de mindset;

  • 3 dicas práticas para ter um mindset de crescimento;

  • livros de mindset.


Preparado?


Então, bora para o conteúdo!


O que é mindset


Mindset é a configuração da mente de um indivíduo, um conceito que tem como objetivo entender os diferentes modelos mentais do ser humano, e então, propor uma nova abordagem com foco no desenvolvimento.


O fato é que cada pessoa enxerga o mundo de forma diferente, já que cada um possui suas próprias vivências, experiências, crenças e valores.


Então, apesar de visualizarmos um mesmo objeto ou acontecimento, por exemplo, cada um terá uma visão única sobre isso, já que cada pessoa interpreta tal coisa ou situação de acordo com o conjunto de ferramentas que tem à disposição.


Sejam essas informações visuais, auditivas, olfativas, gustativas ou táteis, cada um irá atribuir diferentes significados de acordo com a sua subjetividade, em outras palavras, de acordo com o seu mindset.


Mindset significado e tradução


Muitas pessoas se perguntam qual a tradução de mindset, e podemos considerar que é “mentalidade”.


Ainda podemos nos referir a este conceito como “modo como um indivíduo pensa”, ou até mesmo “modelo mental”.


Em resumo, o mindset está totalmente associado à forma como a sua mente está condicionada para responder a estímulos, ou seja, a maneira com que o seu cérebro recebe, processa as informações e reage.


Um exemplo bem claro do mindset em ação, é quando tomamos uma decisão ou realizamos o julgamento de algo.


Qual a importância do mindset


Apesar da explicação acima, muitas pessoas ainda têm dúvidas acerca da importância do mindset.


E para ficar claro, iremos explicar agora para você.


Como dissemos, o mindset se trata de uma configuração da mente, então, o mesmo é capaz de influenciar de forma direta ou indireta, todas as suas decisões, desde as mais simples do dia a dia, até as mais complexas e importantes.


E se caso o seu mindset não estiver treinado o suficiente para maior persistência, segurança e resiliência, você acabará tomando decisões que não o levarão para seus objetivos e metas.


Por isso, o estudo aprofundado sobre esse assunto se faz tão importante para empreendedores, aliás, por serem o próprio patrão é preciso manter a mentalidade forte para enfrentar todos os problemas e continuar seguindo em frente.


Quais são os tipos de mindset


Para reforçar ainda mais seu entendimento sobre esse assunto, vamos te mostrar quais os tipos de mindset existentes, para você identificar qual o seu e desta forma, aprimorar ainda mais sua mentalidade.


Vamos lá?


Mindset fixo


As pessoas que possuem um mindset fixo são aquelas que acreditam que suas qualidades são imutáveis, que suas habilidades e talentos natos são os principais fatores que determinarão seu sucesso ou fracasso.


Quem possui mindset fixo acredita que o resultado de seus esforços são como um reflexo de como eles são, e não um indicativo da forma que eles tentaram realizar a tarefa em questão.


Em outras palavras, eles associam que o esforço é algo delegado para os fracassados, já que os vencedores não precisam disso, pois já tem acesso garantido por possuírem certos dons.


Pessoas com mindset fixo costumam ser bem menos confiantes de que seu esforço valerá de algo, encarando seus resultados como provas de sua falta de inteligência.


E isso se torna um ciclo sem fim, aliás, a falta de empenho fará com que seus resultados fiquem cada vez piores, o que consequentemente, o faz acreditar que ele realmente não é o suficiente.


Mindset de crescimento


Por outro lado, temos as pessoas com o mindset de crescimento.


Totalmente ao contrário dos de mentalidade fixa, eles acreditam que não existem pessoas predestinadas ao sucesso ou ao fracasso.


O que irá determinar seu grau de sucesso é justamente o esforço que se coloca para aprender a realizar determinadas atividades.


Quem possui essa mentalidade de crescimento encara o fracasso como um resultado situacional, que pode ser mudado através da busca pelo conhecimento.


Eles se sentem desafiados a buscar novas soluções para os problemas, apesar de ter tido um resultado ruim em dado momento.


Quem possui o mindset de crescimento reconhece que o sucesso não está garantido, e que o esforço faz parte do processo.


Antes de seguirmos para o próximo tópico, vale reforçar que nenhum mindset é definitivo, você pode treinar sua mente para torná-la ainda mais poderosa, e desta forma, alcançar todos seus objetivos.


Para te ajudar a entender como ter um mindset vencedor, separamos abaixo algumas dicas exclusivas e transformadoras.


3 dicas práticas para ter um mindset de crescimento!



Entenda que a mudança não acontece de uma hora para outra


A primeira dica para desenvolver um mindset de sucesso é ter paciência.


Entenda que a mente humana realiza mudanças de forma progressiva e não repentina, o que requer um passo de cada vez dia após dia.


A partir do momento em que você se esforçar diariamente, e passar a encarar os fracassos como novas oportunidades, o seu mindset de crescimento começará a despertar.


Sem dúvida, os velhos hábitos e algumas crenças podem aparecer em sua mente, porém a mudança irá proporcionar uma mudança significativa em seus resultados.


Foque na solução


Para ter um mindset vencedor é preciso focar somente na solução quanto aparecer os obstáculos.


Ao longo de nossas vidas é comum ter problemas, porém, a diferença está exatamente como você lida com eles.


As pessoas que possuem uma mentalidade de sucesso não se paralisam com os obstáculos da vida, mas sim, imediatamente, buscam soluções.


Sim, é um exercício diário que precisa de esforço, mas a recompensa é muito gratificante e transformará seus resultados.


Leia livros de mindset


A busca contínua por conhecimento faz parte de um mindset de crescimento.


Para se aprofundar no assunto, nada melhor que buscar esse aprendizado em livros que nos mostram exatamente como desenvolver uma mentalidade vencedora.


Um dos melhores livros de mindset que não pode faltar em sua estante é o Mindset Vencedor do André Stroppa.


As orientações apresentadas ao longo dessa obra mostram exatamente como podemos reprogramar nossa mente para que seja possível atingir objetivos e alcançar metas apenas mudando a forma de pensar.


André Stroppa é responsável por treinar empreendedores de sucesso há mais de vinte anos, e ao longo de sua jornada, elencou quais os princípios necessários para realizar essa adaptação de pensamento para alcançar um mindset vencedor.


Além desse, coloque em sua lista de livros sobre mentalidade estas outras obras:


  • Mindset: A nova psicologia do sucesso - Carol S. Dweck;

  • Mindset do Coração - Suryavan Solar;

  • Mindset da Carreira - Art Markman;

  • Desbloqueie o Poder da sua Mente - Michael Arruda;

  • Entre outros.


Considerações finais sobre mindset…


O sucesso deve-se a capacidade de nunca desistir depois de se fixar num objetivo


Essa frase é nada mais nada menos do que uma reflexão de uma das maiores referências de desenvolvimento, Anthony Robbins.


E sem dúvida, faz jus com este conteúdo que acabamos de passar para você, sobre a importância de nunca desistir, apesar das dificuldades que encontrar, siga sempre em frente!


Agora que você já sabe bastante sobre mindset, como: o que é mindset, significado de mindset, quais os tipos de mindset, quais os melhores livros de mindset, chegou a hora de dar o próximo passo…


Seu próximo passo é conhecer mais sobre os treinamentos do Instituto YOD, uma instituição que tem como missão auxiliar o desenvolvimento humano acreditando na ampliação de suas habilidades de forma prazerosa, sistematizada e contínua.


Temos certeza de que irá se surpreender!


E claro, queremos saber sua opinião sobre este conteúdo. Deixe nos comentários se esse conteúdo te ajudou de alguma forma a entender mais sobre mindset.


20 visualizações0 comentário