Altruísmo: definição, exemplos e como desenvolver. Guia completo!

O altruísmo é uma qualidade rara, admirada por diferentes crenças e culturas. Isso porque a pessoa altruísta é aquela que se doa para o outro e se dedica ao próximo sem esperar nada em troca.


Em uma era onde muito se fala a respeito de desenvolvimento pessoal, cada vez mais, as pessoas tem tentado se tornar suas melhores versões. Para isso, uma das qualidades mais procuradas além da reciprocidade e resiliência, é o altruísmo.


Segundo a psicologia e a filosofia, o altruísmo pode ser definido como um comportamento de consideração com os outros, sendo o oposto do egoísmo.


De qualquer forma, essa é uma habilidade que todos desejamos obter em nossas vidas. Existem, em diversas religiões no mundo, exemplos de altruísmo em demonstração de bondade e personalidade divina.


Neste artigo falaremos mais a fundo sobre o que é o altruísmo, como ser uma pessoa altruísta e muito mais. Continue lendo este artigo até o final, e descubra:


  • O que é altruísmo

  • O que significa altruísmo

  • O que é ser uma pessoa altruísta?

  • Como ser uma pessoa altruísta

  • Qual a diferença entre altruísmo e empatia?

  • O que é altruísmo exemplos?


Confira!


O que é altruísmo





O altruísmo é a habilidade de fazer, se doar e considerar o outro sem se preocupar com retribuições. Embora muitos acreditem que para tudo que fazemos, esperamos algo em troca, esse não é o caso da pessoa altruísta.


Essa denominação foi criada pelo filósofo francês Auguste Comte em 1831. Essa palavra representava o conjunto de disposições humanas que nos estimula a agir pelo outro, pensando no próximo sem considerar a si mesmo.


Sua familiaridade sonora com a palavra egoismo, não é atoa. Ambas são opostas, tendo Auguste Comte a criado justamente em oposição ao sentimento de colocar-se acima de tudo, a frente de todos e pensar somente em benefício próprio.


Na filosofia, essa palavra teve bastante importância, referindo-se a disposição natural do ser humano em ser bom e generoso de forma genuína. No entanto, nem todas as pessoas reconhecem essa qualidade em si e buscam, constantemente, corrigir sua personalidade para ser altruísta.


O que significa altruísmo


Altruísmo é o nome dado para atitudes que beneficiem o próximo, mesmo que isso não agregue benefícios ao bem-feitor. Significa fazer pelo outro sem esperar nada em troca.


Essas atitudes podem ser diversas, desde uma doação caridosa para uma instituição beneficente, até o ato de ajudar completos desconhecidos durante o dia a dia.


Para muitos filósofos, como o alemão Ludwig Feuerbach essa é uma qualidade capaz de transformar o mundo em um lugar melhor. Para ele, o anti-egoísmo seria o remédio para uma sociedade mais justa e íntegra conforme o cristianismo.


Por falar em cristianismo, o altruísmo traz consigo o significado perfeito de um dos mandamentos de Jesus Cristo “Amar o próximo como ama a si mesmo” (João 13:34).


É claro que essa frase pode ser interpretada de diversas maneiras, como fazer com o outro somente aquilo que aceitaria que fizesse consigo ou ajudar o próximo como gostaria de ser ajudado em um momento de necessidade.


O que é ser uma pessoa altruísta?


Fonte: Pixabay


Em um mundo onde muito se fala a respeito de egoísmo, ser altruísta é uma característica que muitos procuram. Como vimos, para muitos estudiosos esse seria o começo de uma nova era, na criação de uma sociedade justa e harmoniosa.


Mas, afinal de contas, o que é ser uma pessoa altruísta? Será que fazer uma doação para caridade uma vez ao ano, é ser alguém que cultivou o altruísmo de maneira genuína?


Na verdade, não. Ter atitudes altruístas e ser uma pessoa que possui essa característica são coisas completamente diferentes. Você pode ter momentos de altruísmo, como doar para caridade ou ajudar alguém em necessidade, sem ser de fato, alguém assim.


Atitudes isoladas não definem uma pessoa que pratica o altruísmo. Alguém assim o faz diariamente, sem nem perceber, está sempre à disposição para ajudar o próximo, seja para atravessar a rua, se defender de uma injustiça ou pagar uma passagem de ônibus.


Pessoas altruístas são assim em seu íntimo e, embora Auguste Comte acreditasse que essa é uma característica inata ao ser humano, também é possível trabalhar isso em si e adquirir essa qualidade


Como ser uma pessoa altruísta


Para muitos, se tornar uma pessoa altruísta pode parecer quase impossível. Afinal de contas, muitos acreditam que essa é uma qualidade particular e que ou nascemos assim, ou não.


Na verdade, o altruísmo pode ser trabalhado dia a pós dia, até se tornar parte de quem você é. Para isso, é preciso primeiro mudar a mentalidade e assumir algumas posturas no dia a dia.


Dentre as principais dicas para como ser uma pessoa altruísta, podemos destacar três pilares principais. Confira!


Sentir felicidade com a felicidade do outro


Uma das características de quem é altruísta é a capacidade de sentir felicidade com a felicidade do outro. Se sentir bem enxergando o outro em toda sua sensibilidade e importância.


Quando Jesus, no cristianismo, se refere a amar o próximo como a si mesmo, pode ser interpretado como ser feliz, mesmo quando essa felicidade não lhe pertence.


Além disso, a verdade é que com o tempo, esses momentos se tornam tão preciosos que é fazer pelo outro será quase a mesma coisa do que fazer para si mesmo.


Fazer o bem sem importar a quem


Essa é uma frase bem conhecida, tão popular que mal se sabe quem inventou. No entanto, o espírito dessas palavras pode ser traduzido em verdade, a pessoa altruísta só se importa em fazer o bem.


Há quem acredite na lei do retorno, em suas crenças particulares ou nas voltas que o mundo dá, mas a verdade é que a pessoa altruísta só quer ser boa, praticar a bondade e ajudar o próximo.


Não importa se é um morador de rua, portador de deficiência ou um colega do trabalho. Na verdade, poderia ser até mesmo alguém com quem o altruísta já teve alguma desavença, ele faz o bem e não se importa com quem está do outro lado de suas ações.


Ajudar genuinamente


Uma característica da pessoa altruísta é ajudar sem esperar nada em troca. Na verdade, se pensarmos bem, todos deveriam agir assim, não é mesmo? Não parece justo oferecer uma mão para alguém, pensando no retorno desse “favor”.


Isso porque ser altruísta não é distribuir favores, nem criar uma lista com o nome de todas aquelas pessoas que te devem. Na bíblia, tem outra passagem bem interessante a esse respeito: “Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita" (Mt 6, 1-6).


Isso significa que quando ajudar o outro, não deve anunciar esse feito, não se deve esperar recompensas e nem retribuição de favores. A ajuda deve ser genuína, característica do altruísta.


Qual a diferença entre altruísmo e empatia?


Desenvolver a empatia é um pré-requisito para quem espera ser uma pessoa altruísta. Embora ambas as coisas não tenham o mesmo significado, uma pode influenciar a outra.


Ter empatia pode influenciar alguém a praticar o altruísmo, assim como ser altruísta está diretamente relacionado com ser empático. Entenda um pouco mais sobre essa conjunção a seguir!


O que é ser empático?


Empatia é a habilidade de compreender como o outro se sente. Muitos dizem que é se colocar no lugar de outra pessoa, mas, na verdade, vai um pouco mais além disso.


Quando nos colocamos no lugar do outro, ainda somos nós, ainda sentimos e pensamos como nós mesmos Ser empático é compreender como o outro se sente, sendo ele quem é e como é.


É compreender como uma ação que, mesmo que fosse feita om você não te abalaria, pode machucar determinada pessoa, simplesmente por ela sentir e pensar de maneira independente.


Uma pessoa altruísta é uma pessoa empática?


Se a pessoa altruísta ajuda o próximo sem esperar nada em troca, o empático compreender as necessidades do outro, mesmo que ele não esteja na mesma situação.


O altruísmo requer empatia e, para ser uma pessoa com a primeira qualidade, é necessário desenvolver a segunda. Para isso, basta sair um pouco da zona de conforto de ser quem é, rentar calçar os sapatos do outro e imaginar como seria trilhar esse caminho.


O empático, por compreender o sentimento de outras pessoas pode sentir genuína vontade de ajudar, já o altruísta para poder ajudar, precisa primeiro conseguir praticar a empatia.


O que é altruísmo exemplos?



Agora que chegamos até aqui, talvez você esteja se perguntando quais atitudes altruístas você pode adotar no seu dia a dia. Essas ações podem se tornar hábitos e, com eles, ajudar que você se torne alguém com essa qualidade.


Dentre alguns exemplos de atitudes de altruísmo, podemos citar:


  • Dividir o que tem com aqueles que precisam;

  • Ser pró-ativo em causas sociais, sempre pensando no próximo;

  • Sempre que puder, oferecer um prato de comida ao faminto, sede ao sedento e cobertor ao desabrigado;

  • Não machucar os sentimentos do próximo só porque os seus foram feridos também é um exemplo de altruísmo e consciência;

  • Oferecer ajuda sempre que estiver dentro das suas capacidades e a seu alcance sem esperar nada em troca.


Temos nomes importantes quando falamos em altruísmo, como Jesus Cristo, Nelson Mandela, Malala Yousafzai e outros mais.


Uma maneira de trabalhar o seu desenvolvimento pessoal para ser uma pessoa altruísta é observando no seu dia a dia, tudo o que pode fazer para auxílio do próximo, mesmo que seja um desconhecido que cruzou seu caminho para o trabalho ou um colega da faculdade.


Considerações finais sobre altruísmo


Como vimos, ser uma pessoa altruísta vai muito além de contar com atitudes isoladas de altruísmo. É preciso desenvolver a empatia e trabalhar a sua mente em primeiro lugar.


Aprender a enxergar o outro, ficar feliz com a felicidade de terceiros e se contentar com esses sentimentos sem querer nada em troca de sua ajuda, é essencial para se tornar alguém, verdadeiramente altruísta.


Para isso, não deixe de praticar um olhar mais sensível no cotidiano, oferecendo suporte para aqueles que precisam e se desenvolvendo para se liberdade da necessidade de fazer as coisas somente para benefício próprio.


Agora você já sabe como ser uma pessoa altruísta, o que é o altruísmo e como praticar essas ações no seu dia a dia. Não deixe de comentar esse conteúdo e compartilhar com seus amigos, por um mundo mais justo, sensível e bondoso.


Aproveite para conhecer alguns dos nossos conteúdos que podem te interessar:

Até a próxima!

4 visualizações0 comentário