Desenvolvimento pessoal: o que é, significado, livros e muito mais! Guia completo

Buscar o desenvolvimento pessoal é essencial para quem está em busca de evolução, tanto na vida pessoal quanto profissional. Afinal, ao contrário do que muitos pensam, aprender mais sobre o que é desenvolvimento pessoal também pode ser muito relevante para sua carreira.


Ele é uma espécie de processo pelo qual a pessoa está disposta a correr atrás do aprimoramento de suas habilidades e competências, visando atingir suas metas e objetivos com certa facilidade, já que está se esforçando para tal.


Segundo um estudo realizado pela Exame Academy, com os usuários de sua ferramenta de desenvolvimento pessoal MAPA no ano de 2021, cerca de 37% das pessoas terão como prioridade dar uma virada em sua carreira. Sendo 28% dos que têm a vida profissional como foco pretendem empreender.


Ainda segundo Felipe Collins, professor líder de inovação e empreendedorismo da Exame Academy, pondera que: “É interessante notar que os principais objetivos têm em comum a necessidade de se investir bastante no desenvolvimento pessoal. Independentemente se você vai empreender ou buscar novos horizontes na carreira, o desenvolvimento pessoal é uma constante para alcançar maior sucesso”, afirma Collins.


Em resumo, se você está em busca de transformar seus resultados no meio profissional, principalmente se deseja empreender, investir em desenvolvimento pessoal é indispensável, aliás, é por meio dele que você irá aprimorar as habilidades e aptidões para alcançar seus resultados com maestria.


Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, elaboramos este conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre desenvolvimento pessoal, visto que ao longo deste artigo explicaremos:


  • O que é desenvolvimento pessoal (significado);

  • Motivos para focar no desenvolvimento pessoal;

  • 3 passos essenciais para aprimorar ainda mais o seu desenvolvimento pessoal.


Preparado?


Então, vamos lá!


O que é desenvolvimento pessoal (significado)


Antes de qualquer coisa, vamos reforçar o entendimento sobre o que é desenvolvimento pessoal, seu significado.


Desenvolvimento pessoal é o processo contínuo em busca de aprendizado e conhecimento que uma pessoa se propõe a realizar, visando aperfeiçoar suas habilidades pessoais em busca de uma melhor qualidade de vida e atingimento de suas metas e objetivos.


Se trata de um investimento que a pessoa faz em si mesma para se capacitar e aprimorar suas competências em busca de evoluir ainda mais como pessoa.


Como já citamos, ele não serve apenas para ajudar a melhorar a vida pessoal da pessoa em questão, mas como também a carreira da mesma.


E essa é apenas uma das razões pela qual você deve focar em seu desenvolvimento pessoal, isso porque existem inúmeros benefícios e elencamos os principais no próximo tópico.


Motivos para focar no desenvolvimento pessoal


Existem diversas vantagens para iniciar a jornada do desenvolvimento pessoal, mas para o conteúdo ficar mais dinâmico, separamos as principais para que você veja o quão importante é dar esse próximo passo.


Melhora significativa na saúde


A busca pelo desenvolvimento pessoal nos faz despertar para uma melhor compreensão de nós mesmos, e esse entendimento é o que nos proporciona maior tranquilidade e equilíbrio para nossas vidas.


O que, consequentemente, melhora nossa saúde, tanto física quanto mental, e nos deixa mais equipados para lidar com qualquer situação, seja em casa ou no trabalho, de forma controlada e equilibrada.


Maior produtividade


Se você está em busca de obter maior produtividade, investir em desenvolvimento pessoal se torna quase que uma obrigação.


As pessoas que estão engajadas nesse aperfeiçoamento de si mesmas, sabem exatamente onde querem chegar e o que precisam fazer para alcançar tal feito, o que não dá espaço para a procrastinação, que é o inimigo número um da produtividade.


Ao aprender as técnicas e estratégias de autodesenvolvimento, é possível melhorar ainda mais sua capacidade de focalizar e gerenciar suas tarefas sem estresse, aumentando sua produtividade.


Maior resiliência diante das dificuldades


Caso ainda não conheça, resiliência é a capacidade de se recuperar de forma rápida diante dos desafios e dificuldades da vida. Ela é indispensável para qualquer profissional, hoje em dia, que precisa lidar com desafios diários, principalmente empreendedores.


O ponto é que o tempo que você investiu em aprimorar sua inteligência emocional e autoconsciência irão impactar diretamente e positivamente em seu nível de resiliência, já que você saberá lidar muito mais facilmente com determinadas situações.


Essa é uma das habilidades primordiais, especialmente para donos do próprio negócio, que precisam saber como se recuperar de certas situações de forma rápida e inteligente.


3 passos essenciais para o seu plano de desenvolvimento pessoal





Agora chegou a tão esperada hora de traçar o seu plano de desenvolvimento pessoal.


Afinal, quais os passos necessários para começar essa jornada de autoconhecimento?


Bom, para responder a essa e outras dúvidas continue a leitura até o final para descobrir o que fazer para começar a trilhar esse caminho de autodesenvolvimento do jeito certo.


Vamos lá?


Invista no autoconhecimento


O primeiro passo para impulsionar o seu plano de desenvolvimento pessoal é entender mais sobre você mesmo, o tal autoconhecimento.


Essa é uma etapa bem reflexiva onde você precisa definir alguns pontos de extrema importância, como quais seus objetivos, onde quer chegar, quais metas deseja realizar, e desta forma, traçar seu caminho para o sucesso.


Neste primeiro momento você precisa saber identificar quais seus pontos fortes e os que precisam de melhoria, assim, todo o processo de desenvolvimento pessoal se tornará muito mais simples.


O ideal é que você faça uma avaliação pessoal do momento em que se encontra, e buscar identificar qual o seu propósito. Aliás, o que você quer ter feito quando chegar ao final da vida?


Ter a resposta para essa pergunta é o que te guiará em sua jornada de autodesenvolvimento, e te fará permanecer firme e forte ao longo do processo.


Leia livros de desenvolvimento pessoal


A leitura tem um papel fundamental no seu plano de desenvolvimento pessoal, isso porque nem precisamos dizer que eles são uma enorme fonte de conhecimento, não é verdade?


Tudo o que está escrito ali pode mudar completamente a nossa visão perante a vida, e transformar nosso mindset da água para o vinho.


Existem algumas leituras que são fundamentais para sua jornada de autodesenvolvimento, e para te ajudar nessa missão, confira abaixo os melhores livros de desenvolvimento pessoal que você ler o quanto antes:


  • Pai Rico, Pai Pobre - Robert Kiyosaki;

  • Mindset Vencedor - André Stroppa;

  • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Stephen Covey;

  • Inteligência Emocional - Daniel Goleman;

  • Desperte seu Gigante Interior - Tony Robbins;

  • A lei do Triunfo - Napoleon Hill;

  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie;

  • O Poder do Hábito, de Charles Duhigg;

  • O Poder do Agora, de Eckhart Tolle;

  • Pense e Enriqueça, de Napoleon Hill;

  • Rápido e Devagar, de Daniel Kahneman;

  • As Ferramentas dos Titãs – Tim Ferris;

  • A Coragem de Ser Imperfeito – Brené Brown.


Temos certeza de que a leitura irá despertar gatilhos e insights para que você possa ter o seu desenvolvimento ainda mais rápido e eficiente ;)


Faça treinamentos e cursos de desenvolvimento pessoal


O desenvolvimento pessoal é uma jornada longa e contínua, ou seja, é preciso estar sempre em busca de conhecimento para continuar na estrada da vida.


Afinal, nem sempre teremos os mesmos desafios e obstáculos, e precisamos estar sempre alertas e preparados para lidar com diversas situações e momentos imprevisíveis que podem ocorrer durante o percurso.


E o jeito mais prático de saber exatamente para onde ir e quais os próximos passos necessários para alcançar seus objetivos, é o de estar rodeado de profissionais qualificados da área de desenvolvimento pessoal. Desta forma, você não terá “achismos” e sim um caminho claro a ser percorrido.


Aqui no Instituto YOD, por exemplo, você tem acesso a diversos treinamentos e cursos de desenvolvimento pessoal que, sem dúvida, irão te auxiliar na jornada o seu autodesenvolvimento.


Liderado por André Stroppa, Head Trainer de Desenvolvimento Pessoal em todo o Brasil, já treinou mais de 40 mil pessoas em cursos de imersão. Hoje é presidente da Yod Excelência Humana e do centro de treinamento e desenvolvimento da Universidade Hinode.


Caso queira saber mais informações, clique aqui para falar com o nosso time de suporte e esclarecer todas as suas dúvidas.


Desenvolvimento pessoal: considerações finais…


“Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto.”


Essa frase é nada mais nada menos do que uma reflexão de um dos maiores personagens da história, Dalai Lama.


E sem dúvida, faz jus com este conteúdo que acabamos de passar para você, sobre a importância do desenvolvimento pessoal para uma melhor qualidade de vida, e até mesmo da sociedade de forma geral.


Agora que você já tem conhecimento sobre o que é desenvolvimento pessoal e como traçar o seu plano para tal, queremos saber sua opinião sobre este conteúdo. Deixe nos comentários se esse artigo te ajudou de alguma forma a entender mais sobre desenvolvimento pessoal.


Sua opinião é muito importante para nós!


7 visualizações0 comentário