Liderança: o que é, tipos, exemplos e como ser um bom líder! Guia completo

Liderança é um assunto que sempre gera muito debate, afinal, será que existe um tipo de liderança ideal, ou até mesmo características específicas que todo bom líder deve ter?


O fato é que ela está presente em todos os tipos de negócios, e até mesmo em nossa vida social, visto que sempre tem uma pessoa que demanda certas atividades para que as outras pessoas executem, não é mesmo?


Mas é importante frisar que existem vários estilos de liderança. Enquanto alguns líderes optam por ser exemplo e levar inspiração para sua equipe, outros ainda preferem utilizar de sua autoridade para impor, mas isso se trata mais sobre chefes (explicaremos mais adiante, a diferença).


De acordo com um levantamento da consultoria de recrutamento Michael Page, disponibilizado neste artigo do G1, oito em cada dez profissionais pedem demissão por causa do chefe.


Sabemos que liderar não é uma tarefa nada fácil, e para mudarmos essa estatística, como líderes, precisamos buscar sempre mais conhecimento sobre o assunto. Então, para te ajudar nessa jornada, continue a leitura até o final, visto que ao longo deste conteúdo iremos abordar:


  • o que é liderança;

  • diferença entre líder e chefe;

  • tipos de liderança;

  • dicas de como ser um bom líder;

  • frases de liderança para te inspirar!


Vamos lá?


O que é liderança


Liderança é a habilidade de inspirar, influenciar e comandar outras pessoas para atingir determinados objetivos. É a capacidade de impactar positivamente outras pessoas, por meio de exemplos e ações.


Em outras palavras, o líder é aquele que se esforça para motivar e conduzir sua equipe a fim de alcançar um mesmo objetivo, inspirando diariamente todas as pessoas a sua volta para que continuem na jornada.


Mas, vale ressaltar que um líder é diferente de um chefe. Entenda a diferença.


Qual a diferença entre líder e chefe


A diferença entre um líder e chefe, é que enquanto o líder pensa na coletividade e está sempre em busca de criar um ambiente motivador para sua equipe, o chefe é autoritário e centralizador, ou seja, utiliza de sua autoridade para dar ordens de acordo somente com as suas preferências.


Nem precisamos falar que o “chefe” está com os dias contados em qualquer mercado, não é verdade?


Para evitar cair na armadilha de ser um chefe e não um líder, confira abaixo as principais diferenças entre eles:


  • líder: orienta a equipe VS chefe: dá ordens;

  • líder: preza pela democracia VS chefe: é autoritário;

  • líder: é respeitado e possui uma ótimo relação interpessoal com sua equipe VS chefe: é temido pelos colaboradores e não dá abertura para uma boa relação;

  • líder: faz a divisão das tarefas com a equipe x chefe: acha que só ele possui as habilidades necessárias para cumprir certas atividades, é centralizador;

  • líder: proporciona autonomia para sua equipe VS chefe: pouca ou nenhuma autonomia para os funcionários;

  • líder: incentiva a evolução profissional de sua equipe VS chefe: enxerga seus empregados como ameaça de tomar seu lugar.

Tipos de liderança





Existem vários tipos de liderança, sendo as principais:


  • liderança autocrática;

  • liderança liberal;

  • liderança democrática;


Continue a leitura para descobrir os detalhes sobre cada uma delas.


Liderança autocrática


A liderança autocrática tem como foco o líder, neste caso, o chefe, visto que nesse estilo de liderança ele é o centro de todas as tomadas de decisões dentro do negócio, e não dá espaço para seus subordinados fornecerem suas opiniões ou sugestões.


Esse tipo de liderança costuma causar grande insatisfação entre os colaboradores, uma vez que eles não têm voz e muito menos autonomia para realizar qualquer tipo de ação dentro da empresa.


Geralmente, as pessoas que estão sujeitas a uma liderança autocrática tendem a manifestar comportamentos de autoproteção, já que lidam, diariamente, sob forte tensão e frustração.


Por isso, esse estilo de liderança está cada vez mais ultrapassado, e deve, imediatamente, ser repensado em empresas que desejam construir um ambiente saudável e produtivo entre seus colaboradores.


Liderança liberal


A liderança liberal tem como foco o liderado, indo completamente na contramão da autocrática. Neste formato, os colaboradores possuem total autonomia para realizarem suas tarefas, sem a presença constante de um líder.


Porém, como já sabemos, tudo o que é demais não faz bem, não é mesmo?

A liderança liberal segue a ideia de que os funcionários são responsáveis o suficiente para seguir com seus trabalhos sem a presença de um líder. Ou seja, nesse estilo o líder se ausenta com frequência, além de não fornecer as orientações e feedbacks a equipe, o que leva a um baixo rendimento da equipe de forma geral.


Mesmo que a equipe conte com profissionais de alto escalão, é preciso ter alguém à frente para guiar e orientar, caso contrário, a equipe pode se sentir perdida e sem motivação, dado que esse formato propicia a um certo individualismo entre os membros e pouco respeito pelo líder.


Liderança democrática


A liderança democrática dá ênfase tanto no líder quanto no liderado, o que gera um equilíbrio no ambiente de trabalho, o que resulta em um melhor desempenho geral da equipe.


Esse tipo de liderança motiva seus colaboradores a participarem de forma ativa das tomadas de decisões da empresa, e o líder, por sua vez, fica responsável por ser o facilitador dos processos, auxiliando em todo o processo.


Neste formato, o líder é de fato um líder, e não um chefe (como já vimos a diferença no início do conteúdo), visto que na liderança democrática ele se mostra bem participativo e ativo na rotina do trabalho, sempre buscando as melhores soluções para aumentar o desenvolvimento de seus colaboradores.


Sem dúvida, todos os negócios que prezam por este estilo possuem ambientes mais agradáveis de se trabalhar, além de proporcionar maior produtividade com qualidade nas atividades realizadas.


Dicas de como ser um bom líder


A busca por dicas de como ser um bom líder é frequente, e isso é um bom sinal, já que o mercado e a sociedade estão carente de pessoas qualificadas para este cargo.


Para te ajudar nessa missão, confira abaixo o que é preciso para se tornar um bom líder, e assim, motivar e inspirar todos a sua volta de forma natural e produtiva.


  • Mindset vencedor: um bom líder é aquele que possui um mindset de crescimento, ou seja, que enxerga cada desafio como uma oportunidade de evolução e consegue transmitir essa energia para sua equipe;

  • Conheça sua equipe: é de extrema importância conhecer cada membro de sua equipe, como quais são seus interesses, habilidades, competências, etc. Assim, é possível identificar os pontos que precisam ser melhorados, e criar um melhor relacionamento interpessoal com o time;

  • Seja um bom ouvinte: um bom líder precisa treinar sua habilidade de ouvir todos os membros de sua equipe, sem distinção. Além de tomar as ações necessárias a partir das sugestões de seus liderados;

  • Seja exemplo: um ótimo líder é aquele que é exemplo para sua equipe. Para isso, é preciso aplicar todas as orientações, dicas e conselhos que você mesmo fornece para o time em suas próprias atitudes. Assim, o respeito e admiração vem naturalmente;

  • Lidere com empatia: é importante sempre lembrar que apesar do objetivo de qualquer negócio ser o lucro, por trás de cada profissional, existe uma pessoa com sua história e experiências que devem ser respeitadas. Então, busque sempre entender o motivo de certa atitude de um membro da equipe, antes de tomar qualquer ação.

Livros de liderança


Quando o assunto é liderança, sempre surge alguma novidade, e por isso, é fundamental manter o conhecimento atualizado para garantir todos os benefícios que um bom líder pode proporcionar.


Além de cursos de liderança, recomendamos também a leitura de alguns livros de liderança específicos para que você possa se aprofundar ainda mais sobre o assunto, confira alguma opções essenciais abaixo:


  • Livro mindset vencedor - André Stroppa;

  • 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes - Stephen Covey;

  • A essência do líder - Warren Bennis;

  • Os Segredos da Mente Milionária - T. Harv Eker;

  • 21 leis irrefutáveis da liderança - John Maxwell;

  • Inteligência emocional - Daniel Goleman;

  • O Gestor Eficaz - Peter Drucker.

Frases de liderança para te inspirar!


Para fechar esse conteúdo com chave de ouro, confira abaixo algumas frases de liderança para te inspirar a continuar nesta jornada em se tornar um ótimo líder, e assim, motivar todos à sua volta.


Selecionamos com cuidados as melhores frases de liderança para você copiar e colar onde quiser, veja:


  1. “Liderança é ação, e não posição” - Donald McGannon.

  2. “Um líder é um vendedor de esperança” - Napoleão Bonaparte.

  3. “O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade” - Augusto Cury.

  4. “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” - Abraham Lincoln.

  5. “A função da liderança é produzir mais líderes, não mais seguidores” - Ralph Nade.

  6. “Liderança é o desejo apaixonado de fazer a diferença" - John Maxwell.

  7. “O liderado sempre será reflexo de sua liderança. Então quem espera lealdade, primeiro deve ser leal” - Flávio Augusto.

  8. “Administração é fazer as coisas direito. Liderança é fazer as coisas certas” - Peter Drucker.

  9. “Sem confiança não há liderança” - Ben-Hur Rocha.

  10. “Liderança é assumir responsabilidades enquanto outros inventam justificativas" - John Maxwell.


Considerações finais sobre liderança…


Como você viu a liderança é uma habilidade que pode ser treinada e aprimorada para alcançar excelentes resultados e um time de alta performance.


Para te ajudar ainda mais nessa jornada, veja abaixo outros conteúdos que podem te interessar:



Agora queremos saber sua opinião sobre este conteúdo. Deixe nos comentários se esse artigo te ajudou de alguma forma a entender mais sobre liderança. Sua opinião é muito importante para nós!


Até a próxima!


9 visualizações0 comentário