top of page

Resiliência: o que é, significado e como ser uma pessoa mais resiliente! Guia completo

Atualizado: 16 de mar. de 2022

Resiliência é um termo cada vez mais popular, principalmente no mundo do desenvolvimento pessoal e profissional, já que essa palavra pode mudar de forma significativa a vida de qualquer pessoa.


A resiliência é um termo oriundo da física, onde está diretamente relacionada com a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à sua forma original mesmo depois de terem sido submetidos a uma situação de stress e deformação.


Na psicologia, a resiliência é a capacidade de uma pessoa superar determinados obstáculos e problemas sem entrar em um surto psicológico, emocional ou físico, encontrando nas dificuldades soluções para superar as adversidades.


O fato é que independentemente dos desafios que enfrentam, seja no mundo corporativo ou na vida pessoal, as pessoas resilientes têm a capacidade de se adaptarem e buscar soluções práticas em situações difíceis sem perder o controle. O que é imprescindível no mercado de trabalho, e principalmente, para empreendedores.

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, continue a leitura desse guia até o final, visto que te explicaremos:


  • o que é resiliência;

  • o que significa resiliência com exemplos;

  • origem da palavra resiliência;

  • qual a importância da resiliência;

  • 5 dicas para ser uma pessoa mais resiliente;

  • frases de resiliência para te inspirar.


Preparado?


Vamos lá!


O que é resiliência




Resiliência é a capacidade de um indivíduo se adaptar e superar obstáculos com relativa facilidade diante de situações difíceis ou de fontes significativas de estresse.


Sabe aquelas pessoas que superam suas adversidades sem perder o controle? Então, elas são consideradas resilientes, dado que elas lidam com situações adversas de forma positiva, sempre em busca de soluções para passar por esse momento complicado.


De acordo com o psicólogo e autor do livro “O poder da resiliência: alcançando equilíbrio, confiança e força pessoal em sua vida”, Robert Brooks, pessoas resilientes possuem maior senso de controle sobre suas próprias vidas, tornando-as mais decididas a assumir riscos.


O que significa resiliência com exemplos


Segundo o dicionário, no campo da física, resiliência significa a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.


Como já citamos, a psicologia pegou a palavra “emprestada”, e a partir disso surgiu o termo resiliência psicológica ou resiliência emocional, que tem como significado à habilidade das pessoas responderem aos problemas e estresses da vida, em todos os níveis, com superação e recuperação emocional.


Vamos à um exemplo de resiliência para o entendimento ficar ainda mais claro.


Uma pessoa resiliente seria aquela que mesmo em situações extremamente delicadas como perder o emprego, divórcio ou perder um ente querido, continua em busca de soluções para essas novas realidades.


Origem da palavra resiliência


Do latim resiliens, a palavra era usada para indicar algo que “ricocheteava ou pulava de volta”. Mas, no grego também identificaram origens de palavras com o mesmo significado, como kouphós e hygrós, que significam, respectivamente, luz que se reflete e aquilo que se dobra.


Qual a importância da resiliência


Mas, afinal, por que é tão importante ter resiliência?


A verdade é que a resiliência é um poderoso mecanismo de proteção que nos oferece a força necessária para a recuperação física e emocional após determinadas situações desconfortantes.


Isso faz com que a mesma contribua até mesmo para a diminuição do desenvolvimento de transtornos mentais, já que fortalece o nosso mindset, ou seja, nossa mente.


Aqueles que não possuem resiliência o suficiente para seguir em frente têm grandes chances de se render a estímulos externos capazes de piorar a situação, como álcool e drogas.


Vale ressaltar que a resiliência se faz importante tanto para a vida pessoal de um indivíduo quanto para o ambiente profissional. Essa é uma das habilidades mais procuradas no mercado de trabalho pelas empresas, já que ao contratar profissionais mais resilientes é mais certeiro que o mesmo irá focar mais nas soluções que nos problemas.


E se você é um empreendedor, dono do próprio negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, é imprescindível trabalhar sua habilidade de resiliência. O empresário precisa lidar com problemas diariamente, faz parte da rotina, não é mesmo?


E para passar por todos esses desafios diários da profissão, é preciso trabalhar bem firme essa capacidade de se adaptar às mudanças, e saber solucionar os problemas sem perder o controle.


Para te ajudar a se tornar uma pessoa mais resiliente, segue abaixo os 5 dicas para alcançar esse feito, e ter uma vida mais plena.


5 dicas para ser uma pessoa mais resiliente


1. Mantenha seus pensamentos positivos


“Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos.”


Essa citação é de uma das maiores referências do mundo, Mahatma Gandhi, e faz jus com quando estamos falando sobre resiliência.


Pessoas resilientes buscam sempre manter seus pensamentos positivos, e a partir disso, se torna muito fácil lidar com os problemas e desafios diários que todos nós enfrentamos.


Essa dica vale ouro, então guarde-a muito bem para sempre se lembrar de manter seus pensamentos positivos.Obviamente, não é uma tarefa simples, mas por meio da prática frequente você verá a transformação em sua vida.


2. Nutra seus relacionamentos


Segundo Brooks, as pessoas resilientes têm, no mínimo, uma ou duas pessoas em suas vidas, que podem recorrer ao apoio quando necessário.


Então, mantenha contato com seus familiares e amigos, e não se afaste deles quando estiver passando por turbulências em sua vida. É importante aceitar ajuda nesses momentos.


3. Esteja aberto para aprender lições


Outra dica para se tornar uma pessoa mais resiliente é estar receptivo para as lições da vida.


Ou seja, quando estiver frente a uma situação difícil, não se concentre em achar um culpado, e muito menos faça a pergunta: “por que eu?”.


Foque em encontrar as melhores maneiras de lidar com esse problema, e deixe de uma vez por todas de lado o papel de vítima.


Segundo a psicóloga, Ani Kalayjian: “Quando você tem uma experiência negativa, concentre-se nas lições positivas que você pode aprender com isso”.


4. Busque o autoconhecimento


Outra dica que vale ouro e que você precisa começar a aplicar agora mesmo é de se autoconhecer.


A resiliência é um processo de dentro para fora, por isso esse autoconhecimento se faz obrigatório no processo de aprimoramento dessa habilidade.


A partir da autoconsciência você descobrirá todas as ferramentas que tem disponível para enfrentar os desafios da vida.


Experimente praticar alguns exercícios de respiração, mindfulness, meditação, imagens guiadas, entre outros. O importante é se encontrar e entender quais são seus limites, e comportamentos, e desta forma alterar, se necessário.


5. Faça treinamentos/ Faça parte de uma comunidade


Uma das formas mais eficazes de aprimorar uma habilidade é contar com ajuda profissional, e se cercar de pessoas com o mesmo objetivo que você.


Para isso, existem lugares como o Instituto YOD que tem como missão auxiliar o desenvolvimento humano acreditando na ampliação de suas habilidades de forma prazerosa, sistematizada e contínua por meio de seus treinamentos e mentorias.


Ficou interessado e quer saber mais? Então, o convidamos a falar com o nosso time de suporte para esclarecer todas as suas dúvidas, e obter mais informações.


Frases de resiliência para te inspirar!


Que tal algumas frases de resiliência para te inspirar a seguir essa jornada para se tornar uma pessoa mais resiliente?


Separamos as principais para você copiar e colar onde quiser, confira:


  1. Ser resiliente significa ser flexível, mas possuir autoconfiança. Saber aprender com a atitude dos outros, sem perder a própria essência! - Marcello Cotrim.

  2. Resiliência: É a capacidade que todos os seres humanos têm para enfrentar os desprazeres da vida de cabeça erguida! - Simone Bezerra da Silva.

  3. Seja resiliente, acredite na sua força, no seu potencial, creia que é capaz e você será! - Roger Stankewski.

  4. Resiliência é continuar numa constante transformação diante de todas as pressões presentes. É o sentido master da ressignificação. - Nilton Pedreira.

  5. Resiliência é juntar os pedaços quebrados, amassar e moldar uma nova versão sua, ainda mais forte e resistente que a anterior! - Élida Pereira Jerônimo.

  6. A vida e os ambientes ao qual estamos inseridos exige que nós tenhamos resiliência. - Jonathan Specter.

  7. Eventos difíceis promovem a adaptabilidade e a resiliência! - Vinycius Maia.

  8. Seja RESILIENTE. Resiliência é a capacidade de refazer-se em qualquer dificuldade sem deixar se envolver por ela. - Damião Maximino.

  9. A resiliência de hoje é resultado da renitência de ontem. Portanto desistir jamais. - Iago Fernandes.

  10. Resiliência: Palavra chave para a felicidade, para a realização pessoal e para o sucesso profissional. - Vinícius Soares.


Considerações finais sobre resiliência…


Agora que você já sabe bastante sobre resiliência, desde o que é, seu significado, origem, exemplos, frases e até mesmo dicas de como ser uma pessoa mais resiliente, chegou a hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e colher os frutos.


Também queremos saber sua opinião sobre este conteúdo. Deixe nos comentários se esse artigo te ajudou de alguma forma a entender mais sobre resiliência. Sua opinião é muito importante para nós!


Além disso, confira abaixo outros conteúdos que podem te interessar:

22 visualizações0 comentário
bottom of page