Os 10 melhores filmes de empreendedorismo para te inspirar!


Uma alternativa para se inspirar e fazer acontecer nos seus negócios, é assistir filmes de empreendedorismo. Seja com criações cinematográficas que envolvam sua área ou não, eles conseguem transformar nossas mentes e forma de agir.


Desde o início da sociedade atual, muitos se interessam em ter seu próprio negócio: ser “dono do próprio nariz”. Esse é o sonho de muitos brasileiros que procuram sua independência financeira.


A nossa geração ama aprender e tirar dúvidas na internet. Dessa forma, por que não aprender com filmes de empreendedorismo? O que pode dar certo? O que não fazer? Qual deles posso levar de inspiração para a minha vida profissional?


Essa são perguntas frequentes para quem está em busca de uma grande inspiração. Neste artigo, separamos os 10 melhores filmes de empreendedorismo para te inspirar. Ao longo deste artigo, você irá conferir:


  • O lobo de Wall Street

  • A procura da felicidade

  • A grande aposta

  • O homem que mudou o jogo

  • Fome de poder

  • Um senhor estagiário

  • O primeiro milhão

  • Coco, antes da Channel

  • Joy, o nome do sucesso

  • Walt antes do Mickey

  • Considerações finais: filme de motivação para empreendedores


Preparado?


Vamos lá!


O lobo de Wall Street


Fonte: Pixabay


Baseado em fatos reais, o filme se passa na década de 80 e conta a história de Jordan Belfort, interpretado pelo saudoso Leonardo DiCaprio, um corretor da bolsa de valores de Nova York que constrói um império de forma ilícita rapidamente.


Contudo, nem só de lavagem de dinheiro, fraude, manipulação e críticas ao sistema capitalista se trata esse longa com três horas de duração. É possível observar como Belfort tratava seus clientes: job to the done que, de forma resumida, é analisar a condição que leva os clientes a adquirirem o seu produto e/ou serviço.


Esta obra de Martin Scorsese já se tornou um marco importante dos filmes contemporâneos e é uma excelente pedida para quem procura filmes de empreendedorismo. Ele traz inúmeras dicas de como vender, atingir o cliente final e se destacar com autenticidade.


Disponível nos serviços de streaming: HBO Max e Amazon Prime.

Nota IMDb: 8,2


A procura da felicidade


É quase impossível falar sobre filmes de empreendedorismo sem mencionar o acalmado do cinema A procura da felicidade. Uma verdadeira história de persistência, visão para os negócios e coragem.


A trama conta a história de Chris Gardner, interpretado por Will Smith, um pai que precisa enfrentar todos os obstáculos financeiros para cuidar do seu filho de cinco anos Christopher.


Após ser abandonado pela esposa que foi para outra cidade em busca de uma vida melhor, Chris se vê totalmente responsável por seu filho. Disposto a oferecer uma condição melhor, ele se inscreve como estagiário não remunerado em um projeto de vendas.


No entanto, mesmo trabalhando como estagiário em busca de um salário melhor, os dois são despejados e acabam dormindo em abrigos, banheiros ou qualquer lugar que os acolha a noite.


É praticamente impossível não se emocionar com as situações e momentos da trama onde o sentimento de amor é a única coisa restante entre pai e filho.O filme explora a habilidade como vendedor de Chris em diversas situações e sua incansável busca por desenvolvimento pessoal.


Disponível no serviço de streaming: HBO Max.

Nota IMDb: 8,0


A grande aposta


Se você não conhece ou gostaria de entender os seguintes termos: CDO (Collateralized Debt Obligation), CDS (Credit Deful Swap), títulos hipotecários, bolha imobiliária, FED e outros mais, esse filme é para você.


O protagonista Michael Burry, interpretado por Christian Bale tem uma extrema capacidade analítica no sistema financeiro nos Estados Unidos. A trama envolvente também trabalha a moralidade e a ética dos personagens durante as operações milionárias.


Vale super a pena investir seu tempo nesta mega produção que está entre os melhores filmes de empreendedorismo netflix.


Disponível nos serviços de streaming: Netflix, Amazon Prime e HBO Max.

Nota IMDb: 7,8.


O homem que mudou o jogo


Billy Beane, interpretado por Brad Pitt, é o gerente geral do Oakland A's, um time de beisebol fundado em 1901 na Filadélfia, Pensilvânia, que em um dia tem uma epifania: tudo o que sabemos de beisebol está errado.


Com a ajuda Peter Brand, graduado da Ivy League, e um apertado orçamento, Billy Beane precisa reinventar seu time para superar clubes mais ricos. Convocando jogadores de barganha, os chamados "falhos". Porém, focando nas suas habilidades para vencer jogos.


Ao avaliar o cenário e entender que sem mudar de estratégia não se pode mudar o placar, essa é uma das grandes lições no longa é uma excelente pedida para filmes de empreendedorismo.


Disponível no serviço de streaming:HBO Max.

Nota IMDb: 7,6.


Fome de poder


Quem nunca comeu um lanche do McDonald’s ou conhece alguém que já comeu suas deliciosas e únicas batatinhas fritas? Você já se perguntou como todo o império da maior rede de fast-food começou?


Neste longa, é possível ver como a força de crescer, a visão de negócio e a persistência fazem a diferença para qualquer negócio. A vida dos fundadores da rede de lanches rápidos muda quando eles encontram um visionário empreendedor.


Disponível no serviço de streaming: HBO Max

Nota IMDb: 7,2


Um senhor estagiário


Outra alternativa de filmes de empreendedorismo é o filme de 2015, Um Senhor Estagiário. Que, apesar de ser do gênero comédia, traz muitos ensinamentos para quem deseja empreender.


Na trama, um senhor aposentado, interpretado por Robert De Niro viúvo e muito carismático tenta uma recolocação no mercado de trabalho como estagiário em uma empresa de moda.


Uma das principais mensagens do filme é que todos os funcionários de uma empresa podem e devem aprender uns com os outros, pois todos possuem bagagens de algum aspecto de experiência, seja no âmbito profissional e/ou pessoal.


Disponível no serviço de streaming: HBO Max

Nota IMDb: 7,1


O primeiro milhão


E se antes dos vinte anos você ganhasse seu primeiro milhão de dólares? O jovem Seth, interpretado por Gionanni Ribisi, tem esse sonho ambicioso e monta um cassino no próprio apartamento.


Mesmo recebendo uma lição de moral do seu pai ao descobrir a ilegalidade, pois o pai também era um juiz muito respeitado, o jovem se vê imerso no seu mundo ambicioso.


Regado a muito sexo, drogas, dinheiro e crimes, a narrativa desse filme prende o telespectador do começo ao fim. Se você gostou de O lobo de Wall Street, certamente gostará de O primeiro milhão.


Disponível no serviço de streaming: HBO Max

Nota IMDb: 7,0


Coco, antes de Chanel


Difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar na Chanel, uma das marcas mais famosas e caras do mundo. Neste filme de empreendedorismo, é possível conhecer a trajetória por trás da lenda.


A história de uma mulher extraordinária, a frente de seu tempo, com uma mente brilhante que revolucionou a forma como as pessoas se vestiam e se viam. O filme mostra toda a jornada desta mulher do anonimato à fama.


Sua determinação e sua criatividade continuam presentes até o fim, mesmo passando por momentos de extrema dificuldade.


Toda a reconstituição de época é simplesmente sensacional, a trilha sonora e atuação estão impecáveis e a narrativa traz muitos ensinamentos sobre como um olhar visionário pode mudar tudo.


Disponível no serviço de streaming: Telecine.

Nota IMDb: 8,6


Joy, o nome do sucesso


Joy, interpretada por Jennifer Lawrence, é uma jovem mãe com uma vida bem complicada. Mora com os pais divorciados, seu ex- marido e dois filhos. Mas isso não a impede de usar toda a sua criatividade e criar um produto revolucionário: um esfregão.


Sim, o filme trabalha a importância da apresentação do produto, como ele pode solucionar os problemas das pessoas que nem sabem que precisam daquele produto e a importância de saber vender.


O filme explora a importância do Marketing e como isso pode e vai influenciar no seu trabalho como empreendedor.

Disponível no serviço de streaming: Star +.

Nota IMDb: 6,6


Walt antes do Mickey


Quem não conhece a Disney? Uma das maiores empresas cinematográficas e rede de streaming de todos os tempos. Neste filme de motivação para empreendedores, conhecemos a história do visionário fundador desta grande companhia.


O quão difícil é para um empreendedor sair do anonimato para o sucesso? Essa é a história de Walter Elias Disney, interpretado por Thomas Ian Nicholas, um homem que não desistiu mesmo com muitos obstáculos.


Ele transformou dificuldade em oportunidade. Não desacreditou da própria criatividade e, não menos importante, não deixou de acreditar nas pessoas.



A grande mensagem desse filme fala sobre autenticidade, criatividade e a importância de acreditar nos seus sonhos, que uma hora eles darão certo.


Disponível no serviço de streaming: Amazon Prime.

Nota IMDb: 5,9


Considerações finais: filme de motivação para empreendedores....


Como vimos, filmes de empreendedorismo são uma excelente alternativa para quem quer se inspirar na hora de abrir sua empresa, montar seu negócio ou construir rum império.


Embora existam no mundo da ficção, a verdade é que muitas dessas obras refletem a vida cotidiana. Afinal de contas, a arte imita a vida, ou a vida imita a arte? Com esses filmes é possível contemplar verdadeiras histórias de liderança, resiliência e persistência.


Além disso, ainda se pode conhecer a história da fundação de grandes empresas e negócios, como o Mc Donalds e Chanel. Aqui você pode conferir dicas de filmes Netflix empreendedor, além de oportunidades em outros streamings como Amazon Prime.


Agora você já conhece 10 dos melhores filmes de empreendedorismo disponíveis para assistir na internet. Não deixe de comentar o que achou deste conteúdo e compartilhar com seus amigos.


Aproveite para conhecer alguns de nossos outros artigos:

Até a próxima!


0 visualização0 comentário