PNL: o que é, como funciona, significado e tudo sobre!

Atualizado: 16 de mar.

PNL, também conhecida como Programação Neurolinguística, é um assunto que vem despertando cada vez mais o interesse das pessoas, principalmente de empreendedores, onde é preciso sempre buscar o desenvolvimento de uma mentalidade de persistência e resiliência.


A PNL, basicamente, foi criada para entender o processo da mente humana e assim, descobrir formas de como torná-la ainda mais forte e obter um melhor desempenho em várias áreas de nossas vidas.


Ela é capaz de reprogramar nossa mente para nos tornarmos ainda melhores e eficientes nas áreas nas quais queremos aprimorar.


Aliás, “por que continuar sendo você mesmo se você pode ser alguém muito melhor?”.


Essa reflexão é de um dos fundadores do conceito, Richard Bandler. Mas detalharemos a origem e significado da PNL mais adiante.


Por isso, continue a leitura até o final para aprender tudo sobre a programação neurolinguística, onde detalharemos:


  • O que é PNL;

  • PNL significado;

  • Origem;

  • Como funciona a Programação Neurolinguística;

  • Benefícios da PNL;

  • Cursos de PNL;

  • Livros de PNL.


Preparado?


Então, vamos lá!


O que é PNL


PNL, ou Programação Neurolinguística, é uma metodologia que estuda a mente humana, seus modelos mentais e comportamentos, com o objetivo de encontrar soluções para melhorar nosso desempenho em todas as áreas de nossa vida.


Ela nos possibilita compreender melhor nosso funcionamento interno, e desta forma, questionar certos comportamentos e atitudes, refletir sobre eles e até ressignificá-los, se necessário.


Como citamos, a PNL é capaz de reprogramar nossa mente, ou seja, nossa estrutura interna para alcançarmos todos os nossos objetivos e sonhos, já que a mesma entende como funciona nossos comportamentos e modelos mentais.


Hoje em dia, esse conceito soa mais familiar principalmente no universo do empreendedorismo, já que os empreendedores necessitam desenvolver o mindset de persistência, segurança, resiliência e liderança, para enfrentar as dificuldades de ser seu próprio chefe.


Seja você um profissional liberal, empreendedor digital ou até microempresário, é essencial que se aprofunde mais sobre a programação neurolinguística, para assim, conseguir alcançar todas suas metas e objetivos, tanto em sua vida profissional quanto pessoal.


PNL significado


Traduzida do termo inglês Neurolinguistic Programming (NLP), a sigla PNL significa Programação Neurolinguística.


Basicamente, ela é uma ferramenta de aprendizagem que nos ensina a nos comunicarmos de forma mais assertiva tanto internamente, quanto externamente. Sendo:


“P” de Programação: aprimoramento da habilidade de organizar a comunicação e o sistema neurológico para alcançar determinados objetivos e metas;

“N” de Neuro: sistema nervoso onde a experiência é recebida, processada e concebida no cérebro humano;

“L” de Linguística: sistema de comunicação verbal e não verbal que retrata a experiência e o significado.


Agora que você entendeu o significado de PNL, vamos te mostrar qual a origem deste conceito ;)


Origem da PNL


A programação neurolinguística teve sua origem no início dos anos 70, onde Richard Bandler, estudante de psicologia, juntamente com John Grinder, professor de linguística da época, iniciaram os estudos sobre o assunto na Universidade de Santa Cruz, na Califórnia.


Por meio de análises e trabalhos, eles conseguiram identificar certos padrões, tanto internos quanto externos, de pessoas que obtinham sucesso em suas áreas, seja nos negócios, artes ou criação.


Bandler e Grinder identificaram alguns padrões externos, como determinados comportamentos e linguagens que as pessoas de sucesso utilizam, quanto internos, como crenças e pressupostos, que também eram recursos poderosos para alcançar a excelência em suas atividades.


Na época, eles modelaram terapeutas famosos como Milton Erickson, um médico hipnólogo, Virginia Satir, que atuava com terapia familiar e Fritz Perls, que desenvolveu a terapia de gestalt, com o objetivo de encontrar técnicas mais eficientes para elevar seus próprios atendimentos.


No final das contas, eles constataram que por trás de nossos atitudes existe uma estrutura interna de crenças, pensamentos e emoções que


Ou seja, por trás dos nossos comportamentos existe uma estrutura interna de pensamentos e emoções que afetam totalmente nossas ações e, em consequência, nossos resultados.


Como funciona a Programação Neurolinguística


Uma dúvida frequente que surge é “Mas, como funciona a PNL?”.


Bom, de forma simplificada, para que possamos conquistar resultados melhores em todas as esferas de nossas vidas, seja no trabalho, relacionamentos e até o autoconhecimento, é preciso entendermos nosso próprio funcionamento.


Desta forma, conseguimos identificar certos comportamentos e crenças que nos limitam a alcançar nossos objetivos, e reprogramá-los de acordo com o que desejamos.


Podemos considerar como uma definição conceitual da PNL sendo: o estudo da estrutura da experiência subjetiva do ser humano.


Como citamos ao longo do conteúdo, ela é uma metodologia que tem como principal objetivo alcançar a excelência por meio de técnicas específicas, para que a pessoa possa atingir seus sonhos e metas.


Falando sobre as vantagens deste conceito, confira abaixo mais benefícios de se aprofundar sobre a PNL.


Benefícios da PNL





Existem inúmeros benefícios que a programação neurolinguística pode proporcionar para uma pessoa, e para te ajudar a entender de forma mais assertiva, separamos apenas as principais vantagens que essa metodologia pode proporcionar. Confira:


  • Melhor gerenciamento de seus pensamentos e sentimentos, tornando-se um melhor líder de si mesmo e de seus relacionamentos com os outros;

  • Através de algumas técnicas especiais, a PNL auxilia a pessoa a ter maior domínio do próprio comportamento para alcançar suas metas e objetivos;

  • Foco na construção de soluções de determinados problemas e atitudes que estão impedindo seu crescimento;

  • Proporciona as ferramentas e caminhos necessários para alcançarmos os resultados que queremos em todas as áreas de nossa vida;

  • Gera maior clareza na identificação de metas e objetivos pessoais e profissionais;

  • Facilidade em resolver conflitos e problemas que estão atrapalhando sua evolução;

  • Entre várias outras.


Cursos de PNL


Como dissemos, PNL é um assunto bem extenso e se você está em busca de evolução e mudança, o melhor caminho é se especializar no assunto.


E para isso, é essencial que você faça algum curso de pnl ou até mesmo um treinamento especializado.


Desta forma, você aprenderá todos os conceitos e técnicas para aprimorar ainda mais todas as esferas de sua vida, seja profissional ou pessoal.


A boa notícia é que temos um curso bem completo sobre o tema, onde você aprenderá na prática mais sobre as poderosas ferramentas de PNL com explicação teórica e aplicação prática de cada um dos conceitos.


Confira abaixo mais informações sobre esse curso de programação neurolinguística.


Curso de formação em PNL "Practitioner"


O curso de formação em PNL “Practitioner” da YOD é um treinamento imersivo e completo sobre PNL.


Nele, você aprenderá PNL avançada que, sem dúvida, irá transformar seus resultados da água para o vinho como já transformou os resultados de mais de 40 mil pessoas.


Ele é um curso presencial e de imersão. São 3 módulos diários - manhã, tarde e noite, feito durante 8 dias de profundas transformações.​


​Ao longo do curso são apresentadas as poderosas ferramentas de PNL com explicação teórica e aplicação prática de cada um dos conceitos, desta forma o aluno compreende e experimenta completamente as potentes técnicas de Programação Neurolinguística.


Após essa experiência única, você será capaz de condicionar seus sentimentos, emoções e comportamentos para um modelo de sucesso, e alcançar todos os seus objetivos e metas!


Vale lembrar que você também recebe a certificação de PRACTITIONER em Programação Neurolinguística pelo Instituto Yod Excelência Humana ;)


Caso queira saber mais informações, clique aqui para falar com o nosso time de suporte e esclarecer todas as suas dúvidas.


Livros de PNL


Além dos cursos e treinamentos de especialização, recomendamos a leitura de alguns livros específicos para que você possa se aprofundar ainda mais sobre o assunto, confira:


  • Livro mindset vencedor - André Stroppa;

  • A introdução definitiva à PNL: Como construir uma vida de sucesso - Richard Bandler;

  • Mindset: A nova psicologia do sucesso - Carol S. Dweck;

  • Programação neurolinguística para leigos - Kate Burton;

  • Manual de programação neurolinguística - Joseph O’Connor;

  • Poder sem limites - Anthony Robbins;

  • Desperte o gigante interior - Anthony Robbins.


Vamos detalhar um livro de pnl em especial que você não pode deixar de conferir, caso queira se aprofundar no assunto.


Livro Mindset Vencedor - André Stroppa


O livro Mindset Vencedor é um daqueles que não podem faltar em sua estante, se o seu objetivo é se tornar uma pessoa melhor.


As orientações apresentadas neste livro mostram como podemos reprogramar nosso sistema interno para que seja possível atingir objetivos e alcançar metas apenas mudando a forma de pensar.


O autor André Stroppa é responsável por treinar empreendedores de sucesso há mais de 20 anos, e com essa vasta experiência, inseriu em seu livro os principais conceitos para você obter uma mentalidade de sucesso.


Ele listou os princípios necessários para fazer essa adaptação do pensamento que vão desde aprender a lidar com o medo da mudança até técnicas avançadas de psicologia aplicada para manter o foco, controlar a ansiedade, ser mais dinâmico, não desistir e muito mais.


Para finalizar…


Agora que você já sabe bastante coisa sobre PNL, como: o que é PNL, significado de pnl, como funciona, quais seus benefícios, quais os melhores livros e cursos para aprender a programação neurolinguística, chegou a hora de dar o próximo passo.


Conhecer mais sobre o curso de formação em PNL “Practitioner” do Instituto YOD, uma instituição que tem como missão auxiliar o desenvolvimento humano acreditando na ampliação de suas habilidades de forma prazerosa, sistematizada e contínua.


Temos certeza de que irá se surpreender!


E claro, queremos saber sua opinião sobre este conteúdo. Deixe nos comentários se esse material te ajudou de alguma forma a entender mais sobre PNL.


13 visualizações0 comentário